quarta-feira, 2 de maio de 2012

Contribuições pedagógicas na Educação Infantil

Oiiii!!!
Agora é a vez de dividir com vocês um pouco sobre as contribuições pedagógicas de Dewey na Educação Infantil, voltada juntamente para a atualidade.



Principais elementos da proposta pedagógica e contribuições na Educação Infantil:
§ Segundo Giles, foi em 1897, Dewey fundou uma escola experimental, o “Laboratório”. Em que tinha dois professores e dezesseis alunos.
 As escolas devem fazer uso de atividades manuais e criativas, experimentos que despertem o interesse dos alunos em criar e pesquisar tal tarefa, assim eles assumem um grande papel no processo educacional. 
 Na pedagogia, a teoria de Dewey é voltada para a educação progressiva. Onde a criança deve ser educada como um todo, ou seja, os alunos aprendem colocando em prática o que o professor ensina na sala de aula.
§  O professor deve sempre questionar os alunos, sem imediatamente dar uma resposta a eles. Assim, convida a criança a raciocinar e criar suas próprias concepções.
§  Posicionou-se a favor do conceito de Escola Ativa, na qual o aluno deve ter iniciativa, originalidade e agir de forma cooperativa.
§  Dewey defendia a democracia nas escolas, já que via o processo educativo como formação de escravos.
§  A escola tem o objetivo de ensinar a criança a viver no mundo” (Escola Nova). Dessa forma, o aluno tem uma finalidade a cumprir, transformar algo.
§  Dewey afirma: “Se o aluno interage com um ambiente dinâmico, deve-se educá-lo de acordo com essa realidade” (GILES, P.260, 1987).
§  Portanto, “O filósofo norte-americano defendia a democracia e a liberdade de pensamento como instrumentos para a maturação emociona e intelectual das crianças” (Escola Nova).
§  Concluindo, Giles diz que, “O que Dewey procura, sobretudo, é conciliar a necessidade do pensamento abstrato com as exigências da aplicação e verificação da teoria na prática” (P.264, 1987).


Sua contribuição para a Educação Infantil na Atualidade:
Não temos nenhuma dúvida que John Dewey claramente se contrapôs a pedagogia tradicional, aos métodos por ela utilizados como: memorização, autoridade extrema do mestre e outras, porém não houve uma quebra total dos paradigmas tradicionais, mas grandes avanços foram alcançados na educação após seus pensamentos e teorias, inclusive contribuições presentes na atualidade.
No dia-a-dia podemos encontrar escolas que seguem o modelo tradicional, mas encontramos também escolas seguidoras de Dewey. A quebra da autoridade extrema do professor foi uma grande contribuição para a atualidade, os alunos tem disciplina por respeito, por entenderem que necessitam daquilo por antes ter sido assim construído, é bastante diferente de uma disciplina por medo, por autoritarismo que facilmente pode ser quebrada.
Outra contribuição importantíssima foi a concepção do “Aprender Fazendo”, a educação assim como qualquer conhecimento precisa ser construído pela criança, e nada melhor para uma construção do que associar a teoria à prática.
Construir o aluno crítico acredito que tenha sido sua maior contribuição para atualidade, no mundo em que vivemos uma criança que desde sua infância aprenda a ser crítica, a construir suas próprias ideias e a lutar por elas seja de extrema importância para a formação dos cidadãos brasileiros.
Fazer da criança um ser que está construindo seu conhecimento e vivendo a infância, ao invés de vê-la como futuro adulto e a partir de então trata-lá como um. De acordo com Cunha: “Dewey acredita que o dia de amanhã é uma construção que se inicia no dia de hoje. Os cuidados com a vida presente das crianças, com seu desenvolvimento e necessidades atuais constituem garantia suficiente para a educação do homem futuro.” (p.47, 1994)

Referências Bibliográficas:
§  GILES, Thomas Ramos. História da Educação. São Paulo: EPU, 1987.
§  CUNHA, Marcus Vinicius. John Dewey: Uma filosofia para educadores em sala de aula. Rio de Janeiro; Editora Vozes, 1994.
 Disponível em http://pt.scribd.com/doc/54290145/Dewey-Novaescola, com acesso no dia 25/04/2012 às 16:13hs.
 

Um comentário:

  1. Olá futuras pedagogas, é de grande importância dividir com vocês os conhecimentos que Dewey propôs na Pedagogia, portanto, construir o aluno crítico para a formação dos cidadãos é essencial e fazer com que ele desenvolva suas próprias ideias como a sua concepção do Aprender Fazendo.

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